As vantagens de ser PJ

O atual cenário econômico-social pelo qual o mundo globalizado está passando e a recorrente necessidade de aprimoramento dos métodos de produção tem feito as empresas buscarem a redução dos custos no processo produtivo, a fim de assegurarem sua subsistência neste mercado cada vez mais competitivo.

Invariavelmente, esta tentativa de diminuição destas despesas, as empresas tentam buscar a flexibilização dos processos de trabalho.

Atualmente, o processo de produção é fragmentado, dando origem a variadas formas de parcerias, como as denominadas terceirizações e outros tipos de contratações que tem crescido no mundo inteiro.

Mas, o que significa trabalhar como Pessoa Jurídica?

Trabalhar como pessoa jurídica nada mais é do que prestar serviços. O interessado pode constituir uma empresa, ter CNPJ e outras responsabilidades ou trabalhar como freelancer e passar Recibos de Pagamentos a Autônomos.

Ao ser contratada, a pessoa jurídica está a serviço daquele empregador, mas não possui vínculo empregatício com ele.

Por outro lado, é suposto ter maior flexibilidade de horários, não precisa trabalhar sempre in loco e tende a ganhar salários mais altos, na tentativa de compensar os benefícios perdidos.

Assim como acontece com os freelancers, o trabalhador PJ pode ter maior flexibilidade quanto aos seus horários de trabalho, geralmente tem um salário maior do que o CLT, paga menos Imposto de Renda e tem maior liberdade.

Recent Posts
Cadastre-se
Quer receber nossos conteúdos? Cadastre-se e fique por dentro.
Respeitamos sua privacidade.