Onde e como fazer networking para negócios?

Networking é mais do que uma palavra da moda, e quando bem feito, pode ser determinante para o sucesso de um empreendedor. Você sabe onde ir e como fazer networking para o seu negócio?

Em dez anos, de 2007 a 2017, o número de empreendedores no Brasil triplicou, passando de 14,6 para 49,3 milhões. A maioria dos novos negócios ― cerca de 61,8% ― foi aberta porque o empreendedor enxergou uma oportunidade promissora no mercado. Ainda assim, destacar-se em meio à multidão é difícil.

Há tempos, o networking profissional é uma forma de se fazer conhecido, apresentar a sua empresa, conquistar parceiros e criar oportunidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A importância do networking profissional

O prefixo net da palavra networking é traduzido do inglês para o português como rede. Assim, a ideia é a de trabalhar sua rede de contatos, construir relações com outros profissionais, em torno do seu negócio.

O Portal Administradores destaca que, quando bem feito, o networking “facilitará a construção da reputação da empresa, da marca e do empreendedor, além de ampliar os conhecimentos e a visão que o empreendedor tem em relação ao seu negócio e ao mercado em geral”.

Estabelecer a rede de relacionamento que caracteriza o networking profissional pode colocar você em contato com clientes, fornecedores e parceiros em geral. Em outras palavras, pode criar oportunidades para que seu empreendimento cresça e seja bem-sucedido.

Onde fazer networking qualificado

Se o networking profissional envolve criar uma rede de relacionamento, a primeira coisa a se fazer é buscar formas de entrar em contato com outros agentes do seu mercado.

Esse contato pode acontecer até mesmo online, seja em fóruns ou em especializados, como o LinkedIn. E também pode ser feito de forma presencial por meio da participação em eventos de seu segmento de atuação, meetups, conferências e outros.

Atualmente, espaços de coworking representam outra opção de lugar para fazer networking para negócios. Na Open Place, você divide espaço com outros profissionais que também estão ali a trabalho e prontos para realizar conexões.

Considere ainda que o espaço é plural e acolhe empreendedores de diversas áreas. Sendo assim, você cria uma rede de relacionamentos ampla e qualificada. Um arquiteto que usa o coworking Open Place pode, por exemplo, fazer contato com fotógrafos que usam nosso estúdio compartilhado e firmar parceria para ter imagens profissionais de seus projetos.

Como fazer networking para o seu negócio

Para que o networking profissional seja bem feito, é preciso entender que criar relacionamentos é mais do que apenas criar contatos. Não se trata apenas de adicionar profissionais no perfil do LinkedIn ou trocar cartões com aqueles que você conhecer em nossos espaços.

A ideia é realmente se envolver e se dispor a conhecer o trabalho do outro, trocar conhecimentos virtual ou presencialmente. E da mesma forma, convidar os demais profissionais a acompanharem o seu negócio e mantê-los por perto para eventuais oportunidades de parceria ou colaboração.

Entenda que o networking para negócios é uma relação de troca que envolve profissionais que querem se ajudar a crescer. Por isso, publique sobre seu trabalho e comente o sobre o trabalho de seus contatos. E quando estiver na Open Place, lembre-se de que pode até convidar esses outros empreendedores para um happy hour e estreitar o relacionamento!

Postagens Recentes
Fale com nosso atendimento