Coworking de nicho: você sabe o que é? 

O Censo Coworking Brasil 2018, indicou que cerca de 214 mil pessoas no país já aderiram ao uso dos escritórios compartilhados. Será que chegou a sua vez?

Na mente de muitos, o coworking é uma opção apenas para quem busca soluções em escritório, como é o caso de muitas startups. A verdade é que também existe o coworking de nicho, uma solução que pode atender a empreendedores de diferentes áreas.

O que é coworking, afinal?

O coworking se desenvolveu no mundo como um ambiente de trabalho onde diversas pessoas se reúnem e compartilham ideias.

A princípio, a solução era vista como adequada à profissionais autônomos ou freelancers que precisavam de um espaço para trabalhar. Ali, trocavam conhecimentos e experiências, e podiam também compartilhar clientes e fornecedores.

Gradativamente, o coworking foi sendo compreendido como uma nova maneira de pensar o ambiente de trabalho, um novo estilo de vida que viabiliza o networking de qualidade e favorece os negócios.

Por isso, atualmente, os espaços não são usados apenas por trabalhadores independentes. Startups e empresas de menor porte também podem alugar salas e usufruir a cultura de compartilhamento dos coworkings.

E o que é um coworking de nicho?

Sabendo o que é coworking, é fácil inferir que esse tipo de ambiente de trabalho pode ser ideal para profissionais e empresas que precisam basicamente de mesas, computadores e internet.

O coworking de nicho é uma expansão do coworking tradicional. Nele, é possível compartilhar, além do espaço físico, as ferramentas de trabalho como fogões industriais e utensílios de cozinha ou câmeras fotográficas e kit iluminação em um estúdio, por exemplo.

Acompanhe o exemplo: Ana é uma jovem arquiteta que começou a desenvolver seus primeiros projetos.

À medida que clientes com demandas mais robustas foram surgindo, ela percebeu a necessidade de abrir um escritório fora do seu ambiente residencial e contar com mais equipamentos auxiliares.

Eis que surgiu a possibilidade: recorrer a um coworking de nicho para usar suas salas e contar com uma impressora mais potente, capaz de imprimir documentos em A3 ou formato maior. Em outras palavras, um espaço devidamente equipado com o que Ana precisa para trabalhar!

Entendeu o que é coworking de nicho? Trata-se de um espaço com instalações adequadas para atender a profissionais de diversas áreas. Para quem busca um coworking no Buritis, a sede da Open Place instalada dentro do WO Center tem, além das salas tradicionais, coworking gastronômico, estúdio de foto e vídeo, e equipamentos que servem a profissionais de diferentes áreas.

Quais os benefícios de um coworking de nicho?

Os benefícios do coworking de nicho são os mesmos colhidos pelos profissionais que optam pelo uso dos espaços de coworkings tradicionais. Em geral, estão relacionados àquilo que se pode ganhar ao dividir o espaço e a infraestrutura do local com outras pessoas. Veja só:

É mais barato do que ter um espaço próprio porque as despesas de uso do espaço são divididas com outros profissionais.

Além disso, podendo usar os equipamentos do local, o empreendedor minimiza investimentos que faria para o seu negócio. A Ana, do nosso exemplo, não precisa comprar sua própria impressora para projetos especiais porque pode usar a da Open Place – Buritis;

Existe a possibilidade de fazer networking qualificado. Todo profissional ganha se puder se conectar a outros profissionais da área ou que possam, de alguma forma, gerar oportunidades de negócio e crescimento.

No coworking de nicho, a Ana pode fazer parcerias com outros profissionais, como engenheiros e designers para que, juntos, consigam um número maior de clientes. Além disso, pode trocar conhecimentos e conseguir dicas de como melhorar o nível de seus projetos e solidificar seu nome no mercado.

Gostou da ideia e quer saber mais sobre os espaços de coworking da Open Place?

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO PELO WHATSAPP!

 

Postagens Recentes
× 🟢 Estamos Online